PISA DA UVA - Na Serra Gaúcha TEM!!!!

É sonho realizado que chama né? Então essa foi mais uma experiência pra riscar da minha "Bucket List"!!! 💟💟💟

Vocês não fazem ideia de quantos anos eu esperei por isso!!! E ainda não tinha feito porque não sabia que existia essa possibilidade aqui pertinho e mais viu? Também quando fiz foi com toda pompa e circunstância!!!

Aqui na Serra Gaúcha, a VINDIMA, que é como chama a época da colheita da Uva, ocorre entre Janeiro e Março. É uma festa muito bonita de se ver e participar, onde são exaltadas as origens e tradições dos imigrantes produtores das uvas. Como eu não podia deixar de lembrar, parece muito com o sentimento que nós, nordestinos, sentimos bater nas veias, à época dos Festejos Juninos. Pra mim foi emocionante!!!

As nonas fazem questão de preparar quitutes dos mais variados e saborosos. Os filhos e netos contam as histórias de como suas famílias vieram plantar raízes nesse lugar...

Eu pude realizar esse passeio através de uma parceria com a Agência BROCKER Turismo, aqui de Gramado, que me proporcionou um dia memorável, de verdade!!! Saímos de Gramado no horário certinho, foi uma viagem segura e muito tranquila. Pena que choveu todo o período da manhã, mas ainda assim, foi divino o passeio.


Ao chegarmos na Vinícola Cristófoli, o pessoal já tinha reorganizado tudo, para que pudéssemos desfrutar da mesma programação, só que "indoor". A Bruna é a primeira, de três irmãos, Enóloga de formação e humorista de vocação (rsrsrsrs). Fez o dia fluir mais levemente ainda!!!

Nos fez uma apresentação da tradição de sua Família no mundo dos vinhos, no qual estão inseridos desde 1896, tudo com muito respeito à história "escrita" naquele terroir pelos seus antepassados!!!

Primeiro fomos conhecer os parreirais, colher uvas orgânicas e conversar com pessoas queridas, o casal que cultiva as uvas logo ali do outro lado da rua.

Na volta... Tcharammm!!! A pisa da uva, como nos idos de antigamente e ao som da mais animada música italiana gente 🍇🍇🍇 Muita animação, regada a muito vinho e suco de uva, acompanhados de guloseimas coloniais.

Eu me esbaldei, realizei um sonho mesmo!!! Olha isso:

Como se já não bastasse, veio o almoço, cuidadosamente preparado pelas Nonas do Clã da Família Cristófoli e servido ali, juntinho da linha de produção.



Sim, isso mesmo!!! Quem "mete a mão na massa, na polenta e no ossobuco", são as próprias esposas dos irmãos Cristófoli.
Queridas e de uma simpatia e simplicidade admiráveis. Uma atração por si só!!!


PARA MAIORES INFORMAÇÕES, PREÇO E DATAS:

Comentários